Petróleo na Amazônia: IBP diz que é preciso explorar Margem Equatorial

29/05/2023
Sucesso exploratório revelado na Guiana, com a descoberta de mais de 10 bilhões de barris de petróleo, indica potencial no lado brasileiro

Em mensagem a esta coluna na manhã desta segunda-feira, 29, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), entidade que representa nacionalmente o setor, reforça a necessidade de desenvolver atividades de exploração em áreas ainda não mapeadas, como a Margem Equatorial, diante do enorme potencial para aumentar as reservas brasileiras e gerar mais desenvolvimento socioeconômico.

O IBP reitera seu apoio às recentes declarações do ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, na direção de buscar o desenvolvimento das atividades exploratórias buscando a comprovação da existência de petróleo e gás natural e sua viabilidade econômica, sempre com total segurança e respeito ao meio ambiente.

A entidade também apoia as ações da Petrobras na reapresentação do pedido de retomada do processo de licenciamento do poço pioneiro na bacia sedimentar marítima Foz do Amazonas.

Escrito por Egídio Serpa